quarta-feira, 13 de junho de 2012


Santo Antônio também é conhecido como o “santo casamenteiro” e é festejado no dia 13 de junho. A ele são atribuídas a maioria das simpatias deste mês, principalmente para aqueles que querem se casar.

Conta uma antiga lenda sobre o santo que duas moças não tinham dinheiro para o dote e portanto não conseguiam se casar.

Santo Antônio teria ficado penalizado com o sofrimento delas e jogou um saquinho cheio de moedas pela chaminé de suas vizinhas, fazendo com que eles contivessem o dote para o casamento.

Já em Portugal, conta-se que uma jovem rezou durante vários meses para encontrar um pretendente para se casar. Não tendo conseguido seu intento, jogou a imagem de Santo Antônio pela janela, porém naquele momento passava um homem alto e bonito e a imagem acertou-lhe a cabeça. Ao invés de ficar furioso, ele pegou a imagem e foi devolvê-la e, quando conheceu a pessoa que havia joga a imagem, apaixonou-se por ela e casaram-se.

Para se alcançar uma graça de Santo Antônio, devemos rezar por 13 dias, por 13 terças-feiras ou por 13 domingos seguidos, orações invocando o Divino Espírito Santo e oferecendo a devoção a Santo Antônio.

O número 13 neste caso se refere ao dia em que o santo faleceu e não por ser ele um número cabalístico.

A história da trezena ocorreu em Bolonha, onde uma senhora tinha grande devoção a Santo Antônio e por conta disso visitou durante 9 dias seguidos o altar a ele dedicado, na igreja de São Francisco de Assis, pedindo para que o santo a ajudasse em sua aflição. Seu pedido foi alcançado e logo, os nove dias, se transformaram em 13, pois o santo morreu no dia 13 de junho de 1231.

Orações a Santo Antônio

Santo Antônio, meu grande protetor: apresento-me a vós, pedindo-vos que alcanceis de Deus o perdão dos meus pecados, o espírito de conversão, o crescimento no amor de Deus e a perseverança no bem, até o fim de minha vida.

O que especialmente vos peço é a seguinte graça: (fazer seu pedido). Se esta não for conveniente para minha salvação, alcance-me a perfeita conformidade com a vontade divina.

Santo Antônio, nestes dias que consagro à vossa honra, como em todos os dias da minha vida, fazei com que eu conserve a graça e amizade divinas, que d’Ele nunca me afaste pelo pecado e que enfim tenha a felicidade de amá-lo e gozá-lo para sempre, em vossa companhia, na felicidade eterna do céu. Amém.


******

Grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno (a) e alegre. Que eu encontre uma pessoa que me agrade, seja trabalhadora, virtuosa e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus a vocação sagrada para formar uma família. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé.

Assim seja

Nenhum comentário: